SENGE-AC realiza 21º edição do Nota Técnica com Francineudo Costa, candidato a Deputado Estadual (UNIÃO BRASIL) - Senge-AC
Marca do sengeac para impressão
Disponível em <http://www.sengeac.org.br/senge-ac-realiza-21o-edicao-do-nota-tecnica-com-francineudo-costa-candidato-a-deputado-estadual-uniao-brasil/>.
Acesso em 12/05/2025 às 01h58.

SENGE-AC realiza 21º edição do Nota Técnica com Francineudo Costa, candidato a Deputado Estadual (UNIÃO BRASIL)

19 de setembro de 2022, às 9h23 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Em sua 21° edição (15/09/2022), o programa #NOTATÉCNICA apresentado pelo SENGE-AC, dando continuidade a rodada de entrevistas com os candidatos (deputados estaduais e federais, governo e senado)… recebeu o candidato a Deputado Estadual (UNIÃO BRASIL) Francineudo Costa.

A edição foi apresentada por Claudio Mota (Presidente do SENGE-AC) e Quelyson Souza (Vice-Presidente do SENGE-AC).

 

– CURRÍCULO

“Sou Francineudo Costa, nasci em Rio Branco, na região Baixada da Sobral, onde moro até os dias atuais. Cristão, casado com Luziane Santiago Costa e temos uma filha do coração, Eloá Costa. Sempre estudei em escola pública. Em 2004, iniciei o curso de Engenharia Florestal, profissão na qual sou formado, além de ter pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Já concorri a 5 eleições.

Na minha carreira profissional fui Assessor Parlamentar na Câmara Federal, Coordenador de Arborização e Paisagismo na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, Analista Ambiental na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental em Rondônia e, por último, Presidente do Ieptec Dom Moacyr, órgão responsável pela política de Educação Profissional e Tecnológica do Governo do Estado do Acre.”

O candidato iniciou agradecendo a oportunidade dada ao mesmo e agradeceu a presença de sua equipe que estava nos bastidores, dizendo ser um satisfação estar conversando com os amigos da mesma categoria e poder apresentar as pautas que está disposto a realizar se for eleito.

 

– ENTREVISTA

Claudio Mota e Quelyson Souza: No período de 2010-2022 (12 anos), podemos imaginar que ao longo desses anos você acumulou experiência e uma visão da gestão do nosso Estado, seja para o Município ou para o Governo. Então, por que você quer ser Deputado Estadual? E o que a Engenharia lhe deu de bagagem para que você possa ser um representante da nossa categoria dentro da Assembleia Legislativa?

Francineudo Costa: Eu sempre digo que a sociedade é o reflexo dos políticos que tem e vice-versa. Eu entendo que a Engenharia tem um papel preponderante no desenvolvimento do Estado, assim como a educação básica e a educação profissional. Ela tem um papel de cuidar do meio-ambiente, de utilizar os espaços para geração de emprego e fortalecimento da economia. Hoje, eu entendo a necessidade de ter alguém que entende da engenharia, que sabe da nossa realidade e que tenha a capacidade de dialogar porque lá na Assembleia Legislativa não serão defendidas as propostas do Francineudo para a Engenharia, mas sim da classe para o Governo. Estarei aliado ao Governo, não estarei atrelado porque quando estamos atrelados a algo nos tornamos subservientes, nunca fui subserviente porque sempre defendi aquilo que acredito. Tenho 12 anos de vida pública, posso levantar minhas mão e dizer que sou ficha, entendo que a política é feita com uma finalidade: ser relevante na vida das pessoas.

 

“A políticas só vai ter esse papel transformador na vida das pessoas, se quem estiver fazendo a política tiver um comprometimento real”

– Francineudo Costa

 

– LOTEAMENTO DE CARGOS

 

– A VOLATILIDADE DO SERVIDOR PÚBLICO E AS OPORTUNIDADES

 

– CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

EPISÓDIO COMPLETO:


Estamos online das 08 às 13h!!