A IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA E DO MAPEAMENTO COM DRONES NA ENGENHARIA - Senge-AC
Marca do sengeac para impressão
Disponível em <http://www.sengeac.org.br/quem-somos/>.
Acesso em 25/04/2024 às 11h08.

A IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA E DO MAPEAMENTO COM DRONES NA ENGENHARIA

A IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA E DO MAPEAMENTO COM DRONES NA ENGENHARIA
Autor: José Pereira Passos*

A Topografia como sabemos é a descrição exata e bastante detalhada de uma área, é possível determinar assim os serviços de topografia, os estudos dos acidentes geográficos através de medidas planialtimétricas para representar graficamente pontos de interesse, determinando analiticamente as medidas de área e do perímetro, localização e orientação, assim como variações no relevo, a delimitação de uma área de um determinado terreno ou de uma grande propriedade de forma precisa e confiante. Os dados obtidos através de levantamentos topográficos, aerofotogramétricos, que permitem os engenheiros e outros profissionais da engenharia e da tecnologia conhecerem o terreno que está se estudando de maneira precisa e consequentemente serve de base para execução de vários projetos e de diversas obras de engenharia.

O mercado da Topografia foi marcado por inúmeros avanços tecnológicos, em 1980 foram as estações totais, em 2000 os GPS e RTK e em 2012 os Drones, atualmente os técnicos, topógrafos, tecnólogos, engenheiros, estão utilizando equipamento modernos e sofisticados. O uso de Drones tem se intensificado para a realização de levantamento topográfico a cada dia, nos mapeamentos de áreas especificas, capturando informações de objetos em solo sem contato direto entre o sensor e o seu alvo, ou seja, não precisa percorrer o terreno para capturar informações, pode realizar isso de forma remota.

Os Drones são utilizados para a captação de imagens e informações topográficas, uma vez que podem ser equipados com câmeras especiais capazes de coletar imagens de alta definição de uma grande área, em poucos minutos.

Na Agricultura de Precisão e Engenharia Florestal: Detecção de falhas no plantio, detecção de pragas, monitoramento do crescimento, extração de índices.

No Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental: Diagnóstico ambiental, monitoramento ambiental, desastres e emergências ambientais, fiscalização ambiental.

Na Engenharia e Mineração: Monitoramento de obras; Topografia, extração de volumes de cortes e aterros, extração de volumes de minério.

Nas Áreas Urbanas: Planejamento, cadastro multifinalitário, ocupações irregulares, epidemias entre outras aplicações.

Por fim o uso desses “robôs voadores” pode ser bastante vantajoso em levantamentos topográficos e mapeamentos que exijam certas especificidades. Sem contar que podem possuir um custo- benefício surpreendente: menos tempo em campo, menor custo de serviço.

*Tecnólogo em Construção Civil Estradas e Topografia – Especialista em Aerofotogrametria, Sensoriamento Remoto. Pós-graduado em Georrefereniamento de Imóveis Rurais e Urbanos.


Estamos online das 08 às 13h!!