SENGE-AC realiza 20º edição do Nota Técnica com Cadmiel Bomfim, candidato a Deputado Estadual (PSDB)
15 de setembro de 2022, às 14h40 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Em sua 20° edição (12/09/2022), o programa #NOTATÉCNICA apresentado pelo SENGE-AC, dando continuidade a rodada de entrevistas com os candidatos (deputados estaduais e federais, governo e senado)… recebeu o candidato a Deputado Estadual (PSDB/AC) Cadmiel Bomfim.
A edição foi apresentada por Claudio Mota (Presidente do SENGE-AC).
– CURRÍCULO
Já fui eleito Deputado Estadual em 2018 (PSDB/AC);
Filho do Pastor Cláudio Rodrigues Bomfim e da irmã Fátima Bomfim;
Servi até janeiro de 2019 como 2° Sargento da PMAC;
Possuo formação em Letras Português/Espanhol (UFAC);
Casado com a Missionária Débora Bomfim.
O candidato iniciou agradecendo a oportunidade dada ao mesmo para poder falar de suas ações enquanto parlamentar e as experiências dentro da Casa Legislativa. Parabenizou o SENGE-AC pela iniciativa em abrir o espaço para os candidatos se apresentarem.
– ENTREVISTA
Claudio citou que é comum os sindicatos terem uma bandeira partidária/ideológica, mas que quando a atual Diretoria Executiva assumiu o mandato decidiram não ter um lado político-partidário, entendendo que é necessário primeiro unir a categoria e com a força da categoria conseguir conquistar o espaço. Relembrou que o espaço do Podcast está aberto para todos indistintamente e estando os candidatos no parlamento, serão procurados assim como qualquer outro deputado.
“Nenhum deputado é inimigo de servidor público, as vezes colocam nossa imagem como inimigo da saúde, inimigo da educação… Deputado nenhum em sua sã consciência vai ser inimigo de categorias grandes como essas em pleno ano eleitoral”
– Cadmiel Bomfim
O candidato disse que dentro do parlamento acontece muito teatro e que existem algumas coisas que as pessoas não entendem: “projetos que vão mexer com carreira/salário de servidor é de exclusividade do Executivo, ele tem que mandar o projeto para a Casa e os deputados discutirem para aprovarem ou reprovarem”, disse Cadmiel. Citou ainda o exemplo da Revisão Geral Anual (RGA) dado aos servidores públicos no vigente ano: “Vamos supor na questão do aumento dos servidores, supondo que o Governo mande para a Casa Legislativa um aumento de 5,42% para ser votado, porém a oposição diz que o percentual está baixo e que deveria ser 10%… se fosse assim seria muito fácil, mas a exclusividade para tratar dessas pautas é do Executivo”, disse o candidato.
Cadmiel citou que o atual Governador Gladson Cameli recebeu o Estado sucateado, com as contas atrasadas, principalmente o 13° salário dos servidores públicos.
“Ele organizou a situação, pagou rescisões do Governo anterior que estava acumulado, bem como promoções de servidores… agora o Estado está enxuto, mesmo enfrentando uma pandemia”
– Cadmiel Bomfim
Claudio Jorge: Da base do Governo, o seu partido é um dos únicos que permaneceu fiel até o fim com o Governador?
Cadmiel Bonfim: Sim, porque eu entendi que o Governo Gladson Cameli é um governo que sempre esteve próximo aos servidores, sempre procurou ajudar, nunca fechou as portas para ninguém, sempre procurou conversar com sua equipe para que as coisas fossem bem encaminhadas…
– A NOVA POLÍTICA
– PARTICIPAÇÃO DO DEPUTADO NAS NEGOCIAÇÕES DO SENGE-AC
– AUTOR DO PROJETO PARA PROIBIR O USO DA LINGUAGEM NEUTRA
– AUTOR DO PROJETO FICA ESPANHOL
– AUTOR DO PROJETO QUE BENEFICIA OS TRANSPLANTADOS RENAIS
Cadmiel afirma que hoje se sente muito mais preparado por ter adquirido toda a experiência política por meio das ações citadas acima.
– LOTEAMENTO DE CARGOS
“Hoje temos no Estado um quadro de servidores públicos que é capacitado para exercer a gestão, não tenho dúvida. Existem órgão de controle, o funcionário público não vai deixar rabo de foguete para a vida dele…”
– Cadmiel Bomfim
EPISÓDIO COMPLETO: