SENGE-AC realiza 18º edição do Nota Técnica com David Hall, candidato ao Governo do Estado do Acre (AGIR36) e Dimas Sandas, candidato ao Senado (AGIR 36)
6 de setembro de 2022, às 13h52 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos
Em sua 18° edição (02/09/2022), o programa #NOTATÉCNICA apresentado pelo SENGE-AC, dando continuidade a rodada de entrevistas com os candidatos (deputados estaduais e federais, governo e senado)… recebeu o candidato ao Governo do Estado do Acre (AGIR36) David Hall, e o candidato ao Senado (AGIR36) Dimas Sandas.
A edição foi apresentada por Claudio Mota (Presidente do SENGE-AC).
Os candidatos agradeceram a oportunidade dada pelo SENGE-AC para poderem expor seus projetos, cumprimentaram os internautas e David disse que o SENGE-AC está cumprindo um papel importante de levar a informação para os internautas que também são eleitores, auxiliando para que possam tomar as melhores decisões possíveis.
– CURRÍCULO
David tem 35 anos, nasceu na mesma cidade que Éneas Carneiro e Marina Silva, em Rio Branco no Acre. Odiava estudar, repetiu de turma no colégio, até que conheceu a filosofia e se apaixonou. Gostou tanto de filosofia que fez duas graduações: bacharelado e licenciatura. Não satisfeito resolveu fazer 5 especializações: MBA em Administração Pública em Gerência de Cidades; Especialização em Retórica e Argumentação; Especialização em Política e Eleições: Marketing, Direito Eleitoral e Partidário; Especialização em Ontologia, Conhecimento e Linguagem da História da Filosofia; e, por fim, Pós-Graduação (Lato Senso) em Planejamento, Organização e Sustentabilidade em Gestão Pública.
Cansado de estudar apenas teorias, partiu para a prática: reivindicou, contestou, participou de manifestações, protestos e greves. Virou professor estadual e federal e vem ensinando filosofia como arma para emancipação intelectual e revolução de ideias.
Hoje, alimenta o sonho de fazer de seu estado um lugar para se viver com dignidade por meio do Projeto Acre 50 anos em 8.
Dimas Sandas nasceu em Rio Branco, estado do Acre e tem 41 anos. É pai do Luiz e é um apaixonado por música. É graduado em Jornalismo; Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas; Pós Graduando em Gestão Estratégica de Projetos; MBA em Administração Pública; Pós Graduando em Planejamento, Finanças e Orçamento Público; MBA em Gestão de Projetos com Metodologias Ágeis; Especialista em marketing digital e político. Tem experiência na gestão pública: Foi Diretor presidente do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre; Diretor Executivo da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos do Acre; Diretor Executivo da Secretaria de Estado de Planejamento do Acre.
– ENTREVISTA
David iniciou sua fala dizendo que as pessoas são do tamanho dos seus sonhos e que pensar grande dá o mesmo trabalho que pensar pequeno, afirmou que o Plano elaborado não se trata de um Plano de Governo, mas sim de um Plano de Estado.
“Qual o Acre que a gente quer? Um Acre empreendedor, um Estado que possa competir com os demais levando aquilo que temos de melhor para exportar, focando na Produção…”
– David Hall
– PRODUÇÃO E INFRAESTRUTURA
Em seguida, iniciou-se um debate acerca do Eixo – 1: Economia, Emprego e Renda, especificamente sobre a Supermeta 3: Contribuir para multiplicar a produção agrícola de grãos e proteína animal do Acre por 10, nos próximos 8 anos, em que o Presidente citou outros Estados que para trabalhar a produção de grãos profissionalizaram primeiro a Pecuária e os candidatos afirmaram que os grãos seriam a base da elevação na produtividade animal.
Dimas disse que menos de 10% dos produtores rurais do Acre contam com assistência técnica e afirmou que não dá pra brincar de economia…
“Hoje não conhecemos qual é o Plano Safra, a situação da titulação das propriedades que é o gargalo número 1… No nosso Plano de Governo tem uma proposta que visa transformas as pequenas colônias em Unidades Produtivas Padrão que terão um projeto de desenvolvimento local, começando pela parte de titulação e depois a parte de capacitação dos produtores…”
– Dimas Sandas
O candidato ao Senado afirmou que canalizará grande parte de suas emendas para o setor produtivo, por ter ciência da base que esse setor é para todas as demais áreas. Dimas disse que se cada Governo que passou pelo Acre tivesse feito o mínimo que colocamos de meta todo ano, os municípios já estariam interligados há muito tempo.
– EDUCAÇÃO
David disse que seu plano têm metas muito audaciosas, como por exemplo, a Supermeta 22: Erradicar o analfabetismo no Acre, em 8 anos, presente no EIXO – 5: EDUCAÇÃO. O mesmo afirma que para fazer isso pretende aplicar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade EAD. Também discursou acerca da Supermeta 25: Colocar a Rede de Ensino Pública do Acre entre as 4 melhores do Brasil , nos próximos 8 anos, para isso será necessário uma série de ações articuladas que de maneira integrada vão possibilitar esse resultado, umas dessas ações citadas por Hall é valorizar os professores, por meio de qualificação profissional fora do Estado fornecendo as melhores condições possíveis, oferecer prêmios para os melhores professores do Estado, trabalhar a valorização social desses profissionais…
– SAÚDE PÚBLICA
Hall disse que os gargalos da saúde pública continuam os mesmos: filas intermináveis, dificuldade na realização de exames simples, maus-tratos com as pessoas…
“Estamos plenamente cientes de que compete ao Estado cuidar da saúde, no que se refere a média e alta complexidade, mas também queremos dar o apoio as Prefeituras, no que refere a baixa complexidade principalmente a prevenção”
– David Hall
Dimas relembrou que em toda eleição há promessas para acabar com as filas e nunca é cumprido, o candidato diz que o maior problema nisso é que não há profissionais especializados, cita que é necessário melhorar o salário dos médicos, melhorar a estrutura de trabalho…
– LOTEAMENTO DE CARGOS
– CULTURA
EPISÓDIO COMPLETO: