SENGE-AC realiza 14º edição do Nota Técnica com Lourival Marques, candidato a Deputado Estadual (MDB)
30 de agosto de 2022, às 14h28 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
Em sua 14° edição (25/08/2022), o programa #NOTATÉCNICA apresentado pelo SENGE-AC, dando continuidade a rodada de entrevistas com os candidatos (deputados estaduais e federais, governo e senado)… recebeu o candidato a Deputado Estadual pelo Acre (MDB – Movimento Democrático Brasileiro), Lourival Marques.
Lourival Marques de Oliveira Filho, é natural de Rio Branco, Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e pós-graduado em Gestão Ambiental pela Uninorte, sua trajetória é marcada pela capacidade de gestão. Em sua gestão foram desenvolvidos programas de fomento que proporcionaram mudanças na economia rural do estado, como: incentivo a piscicultura, ações de fomento de produção de grãos com a mecanização agrícola, apoio na produção de hortaliças, fortalecimento da assistência técnica e extensão rural e também indígena com ações impactantes como a construção dos Planos de Gestão Territorial/Ambiental das Terras Indígenas.
A edição foi apresentada por Claudio Jorge (Presidente do SENGE-AC) e Jalceyr Pessoa (Diretor Administrativo do SENGE-AC).
Claudio iniciou apresentando o candidato, Lourival já teve experiência na gestão como secretário e Deputado Estadual, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Claudio destacou que entre 2016-2017, Lourival esteve no centro das negociações com a categoria. Louro parabenizou o SENGE-AC pela iniciativa de abrir o espaço para todos os candidatos, cumprimentou os telespectadores e se colocou a disposição para esclarecer qualquer dúvida em relação a negociações do passado e pautas que podem beneficiar a categoria no futuro.
Claudio relembrou que desde 2014 a categoria não recebe reajuste no seu PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), falou um pouco sobre a participação do Louro nas negociações salariais e deixou o espaço livre para o candidato detalhar sua trajetória e sanar dúvidas.
“Ao assumir cargo de Deputado Estadual em 2014, em nenhum momento sentei com o SENGE-AC para assumir um compromisso entre o meu mandato e a categoria. Assumi um compromisso com a categoria dos Técnicos Agrícolas porque fui procurado na época, fomos vitoriosos nesse compromisso, implementamos um plano para os Técnicos. Após isso, fui procurado pelo Ex-Presidente do SENGE-AC, Tião Fonseca juntamente com sua Diretoria, pedindo que eu assumisse a negociação do projeto que já estava na CASA CIVIL. Peguei o projeto e expus para a Diretoria que não estava nos planos do Governo para ser aprovado no momento. Eu era o Líder do PT e o Daniel Zen era o Líder do Governo, em nenhum momento tínhamos esse projeto em mãos para debatê-lo”
– Lourival Marques
“Sou servidor público, Engenheiro Agrônomo, por que eu não iria trabalhar a favor da minha categoria? Não tive a oportunidade de pegar o projeto desde o início, se ele estivesse nas nossas mãos antes juntamente com outros que estavam sendo aprovados, ele teria sido discutido, poderia ter sido aprovado ou não, nem para votação ele foi”
– Lourival Marques
Louro disse que passou a ser o interlocutor da antiga Diretoria do SENGE-AC no momento em que o projeto estava na relação entre SENGE-AC e CASA CIVIL. Louro colocou-se a disposição, se eleito for e a categoria quiser a sua ajuda no pleito seguinte, para conversar com o Governo que for.
Jalceyr ressaltou que o peso está no tempo que a categoria está sem atualização salarial.
“Qualquer Governador ao entrar, que ele tenha discussão com a educação, a saúde, a segurança… mas, a infraestrutura e a economia passam pela nossa classe, a Engenharia é fundamental para o crescimento de qualquer Governo”
– Lourival Marques
Louro destacou que sempre esteve a frente da construção dos silos no Estado do Acre, por parte do Governo, seja como Coordenador de algum programa de mecanização ou como Secretário, disse que participou da implantação do Programa da Aftosa e da Psicultura, e que esteve a frente da implementação da Central de Incubação, entre outros.
– PERGUNTAS
Claudio Jorge: Em um possível Governo Jorge Viana, enquanto Deputado Estadual, como será a sua atuação na Assembleia Legislativa?
Lourival Marques: Ao meu ver, qualquer Deputado que está na Assembleia tem o seu lado partidário, os outros partidos que não estão com ele são uma composição. Eu serei uma pessoa que buscarei que o Governo, seja ele qual for, faça o investimento para o Acre, investindo principalmente na Agricultura Familiar. A minha luta é que o investimento do Estado chegue no pequeno. Com relação ao tratamento que me derem, se for um tratamento respeitoso como Deputado, estarei aprovando os projetos que sejam favoráveis para a população do Acre.
Claudio Jorge: E se for um Governo Gladson Cameli?
Lourival Marques: Serei oposição. Desde hoje, sou oposição ao Governo Gladson Cameli, não concordo com o Governo que está, não o vejo como futuro Governador do Acre porque não consigo enxergar a responsabilidade dele com relação a coisa pública.
Claudio Jorge: Eleito Deputado Estadual, qual será a sua atuação em uma nova legislatura/mandato?
RESPOSTA:
Claudio Jorge: Nós temos uma causa enquanto servidores públicos, nós vimos um movimento que há muito tempo não víamos: no dia 30/03/2022 a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC) foi tomada por servidores públicos. Você tem uma bandeira para Servidor Público?
RESPOSTA:
– LOTEAMENTO
Episódio Completo: