Quem é o profissional do futuro? - Senge-AC
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Acesso em 16/09/2025 às 14h50.

Quem é o profissional do futuro?

Já ouviu aquela velha frase "o futuro já começou"? é verdade, e ele vem acontecendo cada vez mais rápido. A tecnologia elimina barreiras e as mudanças são contínuas em todos os setores do mercado.

12 de abril de 2022, às 13h03 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A sociedade e o mercado de trabalho mudam constantemente. Surgem novas tecnologias, com isso, é necessário se adaptar por meio do desenvolvimento de novas habilidades para se tornar um profissional do futuro e garantir uma carreira de sucesso.

Novas tecnologias constroem profissões que não existiam no passado. Com elas, vêm as novas habilidades e competências que os profissionais precisam desenvolver.

 

– QUAIS AS HABILIDADES DO PROFISSIONAL DO FUTURO?

1. Criatividade

O profissional criativo tem a capacidade de conectar informações aparentemente diferentes e, a partir dessa conexão, construir ideias inovadoras para apresentar algo “novo”. As novas tecnologias e os novos produtos exigem dos profissionais uma significativa dose de criatividade para que possam assimilar, usufruir e tirar vantagem de todas essas mudanças. 

2. Flexibilidade

Ser um profissional flexível significa ser receptivo às mudanças e saber os momentos de ceder ou de persistir nas próprias convicções. Esse ponto está muito relacionado à inteligência emocional, afinal, essa análise exige ponderação e autoconhecimento para saber em quais situações é necessário ser flexível.

Em um cenário de muitas transformações, essa habilidade é essencial, pois permite avaliar o mercado.

3. Gestão de pessoas

Saber gerenciar pessoas é o mesmo que saber maximizar a produtividade, motivar as equipes e responder às necessidades dos funcionários para que se sintam acolhidos, tenham suas necessidades atendidas e possam igualmente corresponder às demandas de criatividade e produtividade da empresa. Vale destacar ainda que a gestão de pessoas é uma ferramenta de extrema relevância, que se conecta diretamente com a inteligência emocional. 

4. Inteligência emocional

A inteligência emocional envolve o gerenciamento das próprias emoções e da forma como isso afeta as outras pessoas. No mundo moderno, ela é essencial não apenas para se sair bem no trabalho, mas também para lidar com as instabilidades e a alta demanda de atividades.

As empresas observam a inteligência emocional ainda no recrutamento e esse pode ser um critério decisivo para a ascensão na carreira, já que os conhecimentos técnicos são mais fáceis de serem demonstrados.

5. Autonomia

A autonomia é uma habilidade muito pouco explorada, mas que é essencial para quem quer manter o equilíbrio, a saúde e o sucesso profissional. Trata-se da capacidade de buscar o próprio desenvolvimento, estar no comando das experiências e ser responsável pelas decisões assumidas.

Para as empresas, contar com funcionários que tenham uma postura mais autônoma é ótimo, pois eles têm senso de pertencimento, são conscientes em suas ações e também mais responsáveis. Assim, sua atuação se torna muito mais efetiva e todos saem ganhando.


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