Qual a importância das organizações sindicais? - Senge-AC
Marca do sengeac para impressão
Disponível em <http://www.sengeac.org.br/qual-a-importancia-das-organizacoes-sindicais/>.
Acesso em 16/09/2025 às 14h52.

Qual a importância das organizações sindicais?

25 de abril de 2022, às 10h14 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Os sindicatos são organizações de representação dos interesses dos trabalhadores, criadas para compensar o poder dos empregadores na relação contratual, sempre desigual e reconhecidamente conflituosa, entre capital e trabalho. Exercem papel fundamental na organização da classe trabalhadora para a luta por uma sociedade justa e democrática, pressionando pela ampliação dos limites dos direitos individuais e coletivos ainda hoje estreitos em muitos países, entre os quais o Brasil.

O sindicato existe para proteger os direitos do trabalhador. Afinal, a empresa sempre quer o caminho que possa aumentar seus lucros. Se depender dos empregadores, a legislação trabalhista nunca será cumprida. Quando existem retrocessos que favorecem os patrões, a situação é ainda pior. A existência das entidades sindicais está relacionada a sobrevivência dos direitos da categoria.

 

– ATUAÇÃO SINDICAL NA FISCALIZAÇÃO DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

Conquistado um direito, pela legislação ou pela negociação coletiva, a grande dificuldade, muitas vezes, é garantir que ele seja implementado. Os direitos trabalhistas, é sabido, são muito desrespeitados no país. A falta de fiscalização, por negligência do poder público ou insuficiência de fiscais para atender todo o território nacional, faz com que o cumprimento da lei e dos Acordos ou Convenções Coletivas nem sempre seja observado.

A instituição que melhor atua para assegurar o cumprimento dos direitos e denunciar os abusos é o sindicato. No contato cotidiano com os trabalhadores, o sindicato toma conhecimento das circunstâncias e das ocorrências que ferem a lei e os acordos e Convenções Coletivas e que aviltam direitos garantidos.

As negociações coletivas e a atuação fiscalizadora em que se envolvem os sindicatos de trabalhadores contribuem não só para a melhoria da vida de seus representados, mas também para evitar a morosidade das demandas judiciais na resolução dos conflitos.

 

#AQUITEMSENGE


Estamos online das 08 às 13h!!