Manifestação e 4° Assembleia Geral Extraordinária/2021 - Senge-AC
Marca do sengeac para impressão
Disponível em <http://www.sengeac.org.br/manifestacao-e-4-assembleia-geral-extraordinaria-2021/>.
Acesso em 14/05/2024 às 21h45.

Manifestação e 4° Assembleia Geral Extraordinária/2021

Mais de 107 profissionais compareceram a manifestação organizada pelo SENGE-AC

15 de dezembro de 2021, às 18h04 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

No dia 14/12/2021, o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre (SENGE-AC) organizou uma manifestação, a fim de demostrar a insatisfação com a atual situação salarial dos servidores abrangidos pela Lei Cartaxo, lei que cria um plano de carreira e remuneração para profissionais de nível superior que ocupam cargos de engenheiro, tecnólogo, arquiteto, geógrafo, geólogo, médico veterinário e zootecnista no âmbito da administração direta, das autarquias e fundações públicas do Acre.

O ato contou com mais de 107 profissionais sindicalizados ao SENGE-AC, conselhos de classes e outras pessoas que se juntaram para apoiar a causa, além da divulgação da impressa, sendo os noticiários digitais de grande circulação: G1, AcreinFoco, Ecos da Notícia, Notícias da Hora, Notícias do Juruá – NJ e 3 de julho Notícias. Tendo início em frente a Casa Civil, o ato se estendeu por mais dois pontos estratégicos, sendo eles o Palácio do Governo e a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC).

No primeiro momento, o grupo se reuniu em frente a Casa Civil para realizar a abertura da 4° Assembleia Geral Extraordinária/2021 e entregar uma carta de repúdio. Abaixo, confere-se o momento em que o Presidente do SENGE-AC Claudio Mota e o Diretor Administrativo Jalceyr Pessoa, entram na Casa Civil para entregar o ofício de notificação e a Carta de Repúdio:

Solicitando a entrada na CASA CIVIL
                                                      NOTA DE REPÚDIO PROTOCOLADA – Registro fotográfico com o CREA-AC.
                                                                                                       Foto: Arquivo/CREA-AC

Em seguida, a categoria se dirigiu até o Palácio do Governo, de forma civilizada, não impedindo a circulação de populares. Os participantes e apoiadores do manifesto vestiram blusa preta e capacete branco para representar a quebra da aliança das negociações entre o Governo do Estado do Acre e os profissionais da Lei Cartaxo. Ao chegar no Palácio do Governo,  fizeram um registro fotográfico com todos reunidos, inclusive os membros do Cadastro de Reserva da Polícia Civil do Estado do Acre que também estavam protestando por seus interesses. Abaixo, confere-se o registro:

Grupo se deslocando para o Palácio do Governo

Escadaria do Palácio do Governo

Ao chegar na ALEAC, o Presidente do SENGE-AC deu início as pautas da Assembleia. Durante a mesma, ocorreram duas votações, a primeira para decidir se a negociação de atualização salarial com o governo deveria continuar, e a segunda para deflagrar estado de greve. Sendo assim, foi determinado o fim das negociações com o governo do Estado do Acre e o inicio do Estado de Greve.

“Nossas 7 categorias são responsáveis pela execução de

2,7 Bilhões do Plano Plurianual do Governo do Estado,

isso resulta em 30.000 empregos”

– Claudio Mota (Presidente do SENGE-AC)

Para demonstrar a insatisfação da categoria, ocorreu uma encenação da quantidade de vezes em que o Governador Gladson Cameli disse sim para o pleito dos profissionais. Abaixo, confere-se o registro:

Por fim, a Diretoria Executiva do SENGE-AC organizou uma comissão para adentrar a ALEAC e chegar até a Galeria Marina Silva. Na oportunidade, O líder da oposição na Assembleia Legislativa do Acre e presidente da Comissão de Serviço Público, deputado Edvaldo Magalhães, leu a Nota de Repúdio do SENGE-AC, isso pode ser conferido no canal do YouTube da ALEAC, a partir do minuto 23:53, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=vdnKnpRFJnk

Para ler a NOTA DE REPÚDIO, basta clicar no nome abaixo:

Nota de repúdio

Comissão do SENGE-AC na Galeria Marina Silva

É o SENGE-AC buscando cada vez mais a Essência do Sindicalismo: A Valorização do profissional e a Proteção dos Interesses Coletivos. Acreditamos que juntos somos mais fortes e que esse dia trará grandes resultados para nossa categoria!

#AQUITEMSENGE

Estamos online das 08 às 13h!!