Sindicalismo Contemporâneo - Senge-AC
Disponível em <http://www.sengeac.org.br/sindicalismo-comtemporaneo/>.
Acesso em 27/04/2024 às 10h26.

Sindicalismo Contemporâneo

“Sindicalismo é a Valorização do profissional e a Proteção dos Interesses Coletivos”

Afinal de contas, qual contexto justificou a criação das entidades sindicais? De acordo com a história, vemos que foi a exploração trabalhista, em que persistiam grandes jornadas de trabalho, má remuneração e condições de trabalho assustadoras/desumanas.

Qual a importância do Sindicato no meio de tudo isso? (Representar, mobilizar, reivindicar, negociar, lutar pela cidadania e por justiça social. O que é interessante nesse aspecto, é que o sindicalismo é muito facetado, ele é um fenômeno com atuação em diversas dimensões: dimensões sociais, econômicas, políticas e jurídicas) BARELLI, Walter. Sindicalismo Contemporâneo: Uma nova visão para o movimento sindical brasileiro. 1º.ed. Cidade: São Paulo. Editora Salinas, 2015.

As entidades sindicais não surgiram para ocuparem os cargos governamentais, o que elas têm é a capacidade de influenciar políticas públicas de modo a favorecer a classe trabalhista. Os sindicatos fazem a ponte entre trabalhadores e patrões. Parte dos direitos dos trabalhadores que constam na Constituição Federal de 1988, não foi obra do acaso, mas sim do acúmulo de luta dos trabalhadores.

Atualmente, as entidades sindicais têm se pautado muito sobre a negociação de acordos coletivos que tragam melhor remuneração.

E no meio de tudo isso, também existem desafios desses movimentos, são eles “Ter unidade de ação, instituir política de formação, unir os trabalhadores pelo sentido da classe (o que passa pela formação), ser mais propositivo, usar melhor o poder extralegal e superar sua crise de representatividade” BARELLI, Walter. Sindicalismo Contemporâneo: Uma nova visão para o movimento sindical brasileiro. 1º.ed. Cidade: São Paulo. Editora Salinas, 2015.

O SENGE-AC pauta a sua atuação pela defesa firme e corajosa dos engenheiros e da engenharia nacional. Neste sentido está presente em todos os fóruns estaduais e nacionais, levando a sua posição por um sindicalismo moderno e adequado a estes novos tempos, mas que respeite a pluralidade e preserve a capacidade e a liberdade de organização dos trabalhadores, bem como as suas conquistas históricas.

#AQUITEMSENGE