• Encontro Nacional da Juventude CNTU-Dezembro/2015

O seminário “Trabalho, política e cultura – construindo diretrizes e propostas de ações”, realizado no dia 9 de dezembro último, na sede do sindicato dos engenheiros, na Capital paulista, significou um marco na organização da CNTU. A atividade foi promovida pelo departamento Jovem Profissional da entidade, com o intuito de ajudar na formulação de políticas públicas e estimular a participação da juventude no movimento sindical. À abertura, o presidente da CNTU, Murilo Celso de Campos Pinheiro, saudou a participação dos jovens de várias partes do País. “Juntos faremos a diferença”, conclamou. E acrescentou: “O nosso futuro é crescer, por isso estamos de portas abertas ao jovem profissional.”

A coordenadora nacional do departamento, Marcellie Dessimoni, definiu o seminário como o início da construção de um trabalho da juventude da entidade. “A atividade foi extremamente positiva porque conseguimos a participação de todas as categorias profissionais que compõem a CNTU e de várias regiões do País.” O evento, além de dois painéis na parte da manhã sobre o perfil social dos profissionais e comunicação, contou, no período da tarde, com uma dinâmica específica com a divisão de grupos de trabalho que discutiram o “tripé” do departamento, segundo Dessimoni, trabalho, política e cultura. A partir disso, foram formuladas propostas e diretrizes para o ano de 2016. “Inúmeras sugestões foram levantadas, como a da redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais; combate ao assédio moral e sexual, maior participação nos espaços sociais, como nos conselhos profissionais; e a importância do fortalecimento dos direitos humanos para combater a intolerância racial e de gênero.” Outra proposta, informa, é a criação de cinco departamentos regionais da CNTU, contemplando o Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. “O nosso objetivo é trabalhar com unidade e para que a confederação possa representar cada vez melhor os profissionais, adequando ações e políticas aos jovens e para que se chegue a 2022 com o Brasil que idealizamos.”

Senge Jovem na CNTU

Taynara

Taynara Bastos Trindade – coordenadora do Senge (Sindicato dos Engenheiros) Jovem do Acre 

“Normalmente, o jovem que está na faculdade tem uma visão ruim da política e do trabalho sindical. Por isso, tudo que se discute para quebrar esse muro é fundamental. Precisamos mostrar que o sindicato existe para defender os nossos direitos, para valorizar o profissional no mercado de trabalho.”

  • Posse do Presidente da FNE – Março/2016

Posse FNE-1

Posse FNE-2

  • Encontro Nacional Núcleo Jovem FNE – Março/2016

Encontro Nacional NJ

  • Reunião com o prefeito de Rio Branco para apresentação de propostas do SENGE Jovem

Reunião Prefeito Marcus Alexandre

  • 1ª Fase da Jornada Esportiva

– Novo participante do Núcleo e Coordenador do Vale do Juruá Tamis Grangel

1ª Fase da Jornada Esportiva

-Palestra que teve participação de 61 alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal

-Sorteio de 01 aluno para participação no evento da FNE.

Sorteio Participação Evento FNE

– Churrasco para o time vencedor da primeira fase da Jornada

– Assunto da palestra: Palestra informativa sobre o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre, Núcleo Jovem, II Jornada Esportiva da Engenharia, I Corrida Pedestre da Engenharia, Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável e incentivo para exposição de projetos com o tema Sustentabilidade e Inovação

Palestra UFAC CZ

  • Divulgação na Rádio Gazeta 93.3

Foram abordados assuntos do Núcleo Jovem e de todos os eventos do SENGE AC. Duas visitas em dois domingos.

Divulgação Radio Gazeta FM 93.3

  • II Jornada Esportiva da Engenharia

– 14 times inscritos em Rio Branco

– TODAS as Universidades e cursos foram representados no Estado

II Jornada Esportiva da Engenharia

II Jornada Esportiva da Engenharia-2

II Jornada Esportiva da Engenharia-3

  • 1º Encontro Núcleo Jovem Rio Branco

1º Encontro NJ

– Assuntos abordados: Apresentação do SENGE/AC e formação dos grupos de trabalhos abordados no Núcleo Jovem da FNE.